Cooperadas e Cooperados

Ananda Deva Assis Trivelato

Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Viçosa – MG. Atua como pesquisadora em Danças Brasileiras no Gengibre – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Arte e Extensão sobre Cultura Popular. Participou durante três anos do gruAnandapo de estudos em Educação Somática, atuando como instrutora de Ginásticas Terapêuticas Chinesas em aulas de Lian Gong. Trabalha como voluntária no Grupo Folhas da vida, aplicando a técnica de diagnóstico do Biodigital. Participou do Projeto Rondon operação Grão-Pará, integrando a equipe A, de cidadania. Trabalhou como professora de Artes no Colégio de Aplicação – Coluni – localizado no Campus da Universidade Federal de Viçosa e também na Fundarte – Fundação de Arte e Cultura de Muriaé, Escola Municipal de Dança Jorge Barroca. Esteve no período de 2013 a 2015 como artista – docente – agroecológica do Departamento de Artes e Humanidade, Curso de Dança, lecionando vivências artísticas – pedagógicas nas disciplinas de Musica e Movimento, Danças Brasileiras, Pesquisa em Dança, Práticas pedagógicas. Atualmente é Mestranda em Patrimônio Cultural, Paisagem e Cidadania no Departamento de História, Universidade Federal de Viçosa.

Anastácia Rocha Campos Ridolfi

Anastácia

Possui experiência como Agente de Assistência Técnica e Extensão Rural nas áreas de Engenharia Florestal e Extensão Rural, com ênfase em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: extensão rural, agroecologia, educação ambiental, políticas públicas, meio ambiente e sustentabilidade.

Arthur Telles Calegário

Possui graduação em Engenharia AgrícolaArthur e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Mestre em Engenharia Agrícola na área de Recursos Hídricos e Ambientais pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Possui experiência na área de Engenharia Agrícola e Ambiental com ênfase em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Engenharia de Conservação de Solo e Água, Planejamento de Propriedades Rurais, Pagamento por Serviços Ambientais e Sistemas de Informações Geográficas.

Christina Maria de Freitas Grupioni

Engenheira Agrícola e Ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: agroecologia, tecnologias sociais, desenvolvimeChristinanto rural, segurança do trabalhador rural, planejamento rural estratégico participativo, conservação de solo e água, produção de água, bioconstrução, saneamento ecológico rural, mecanização agrícola. É sócia-fundadora da OCA (Organização Cooperativa de Agroecologia). Atualmente está vinculada ao Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa e é conselheira fiscal da OCA.

Daniel Medeiros Mujalli

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente trabalha com Permacultura, Agroecologia, Educação Ambiental e Economia solidária. Atua em projetos Daniel Mujallide ensino, pesquisa e extensão em planejamento energético para evolução sustentável. Promove cursos e vivências em produção e processamento de alimentos e medicamentos agroecológicos, Habitações ecológicas populares, energias renováveis e reaproveitamento de resíduos. É produtor rural e musical, integrante da Rede Agroecológica Raízes da Mata, da Organização Cooperativa Agroecológica (OCA) e coordenador do Ecocentro de Permacultura Viçosa – MG (EKOPEV). Tem experiência nas seguintes áreas: Planejamento ambiental; Produção em sistemas agroflorestais; Radiestesia e Geobiologia; Extensão rural; Movimentos sociais; Medicina popular; Educação ambiental; Etno-botânica; Apicultura, Arte-educação; Redes solidárias.

Diogo Busnardo Mattos

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade EstadualDiogo B. do Norte do Paraná (2009). Atuou em projeto de extensão no Paraná e tem experiência como técnico extensionista atuando junto a assentamentos e agricultores familiares. Trabalha na perspectiva agroecológica com ênfase nos sistemas agroflorestais biodiversos. Já ministrou diversos cursos, palestras e possui experiência prática no manejo agroflorestal. Integrante do grupo Apêti de Agroflorestas (vinculado à UFV) e fundador da cooperativa de serviços técnicos, Organização Cooperativa de Agroecologia (OCA).

Diogo Faria Machado

Graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, Brasil. Cooperado da OCA desde 2016.

Graziela Freitas Dourado

Graduou-se em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa(UFV) em 2012. Nesse mesmo ano cursou a disciplina “Agricultura Ecológica” ministrada pelo professor Sevilla Guzmán em mobilidade acadêmica na Universidad de Córdoba, Espanha. Ingressou no mestrado em Extensão Rural no ano seguinte, onde realizou pesquisa sobre a relação Sociedade-Ambiente e Meios de Vida no semiárido baiano, recebendo o título de Mestre em ExtensãoIMG-20170422-WA0006 Rural no ano de 2015. Nesse mesmo ano associou-se à OCA, onde vem realizando trabalhos técnicos (saneamento rural e urbano) e de articulação e mobilização social na perspectiva agroecológica. No ano seguinte, assumiu o cargo de diretora financeira da organização. Foi monitora (docente) responsável pelas disciplinas Matemática, Inglês, Sociologia e Extensão Rural da Escola Família Agrícola Puris de Araponga/MG em 2011 e de 2013 a 2017. Em 2015 foi técnica da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UFV), quando apoiou a organização do livro: “Saberes Construídos na Economia Solidária: Experiências e Vivências da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFV”. Fez também o curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo na UFV. Atualmente é professora substituta do curso de Licenciatura em Educação do Campo, LICENA/UFV.

Guilherme Menezes Conte

GuilhermeGraduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) (2012). Desde de 2006 desenvolvo trabalhos profissionais ligados a grupos de culturas populares, a movimentos agroecológicos e a movimentos quilombolas da Zona da Mata mineira. Atualmente trabalho como bolsista técnico do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia da UFV (ECOA) e como cooperado da Organização Cooperativa de Agroecologia em Viçosa.

Juliana Boechat de Souza Paula

CRBio- 80307-04/D

juboechatbio@yahoo.com.br

Bióloga bacharel e licenciada, com ênfase em Educação Ambiental pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas, 2010). Especialista em Agricultura Orgânica (2012). Atua como consultora de projetos ambientais e no desenvolvimento de trabalhos voltados Serra das agulhas_2014 (2)para sustentabilidade e agroecologia. Possui experiência junto ao poder público, universidades, movimentos sociais e ONGs em projetos de permacultura, extensão rural e educação popular. Trabalhou na formação de agentes comunitários, ações de recuperação florestal, elaboração de materiais educativos e diagnósticos sócios ambientais para Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte e para PUC Minas. Trabalhou com consultoria ambiental, na coordenação e acompanhamento de equipes e projetos ambientais por vários anos. Atuou como técnica agrícola na implementação do Projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) no leste de Minas Gerais junto ao Movimento de Atingidos por Barragens (MAB). Atualmente é mestranda do Departamento de Solos e Nutrição de Plantas na Universidade Federal de Viçosa (UFV,  2016).

lattes.cnpq.br/1088137659938691

Lucas Rafael Bigardi

Possui graduação em Agronomia (2013) pela UnivLucas Bigardiersidade Federal de Viçosa. Possui experiência com manejo de sistemas agroflorestais, silvipastoris e avaliação de fontes alternativas para a alimentação de bovinos. Desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão envolvendo as seguintes temáticas: agricultura familiar, agroecologia, criação animal, metodologias participativas e pesquisa-ação. Atualmente é estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia, pela Universidade Federal de Viçosa.

Martin Meier

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com formação específica em Agroecologia, Sistemas Agroflorestais, Política e Legislação Ambiental, Regularização Ambiental, Pagamento por Serviços Ambientais, Recuperação de Áreas Degradadas, Educação Ambiental, Unidades de Conservação, Propagação de Espécies Florestais, Apicultura, Conservação de Recursos Naturais Renováveis, Geoprocessamento, Manejo de Bacias Hidrográficas, Estrutura, Dinâmica Martine Manejo de Florestas, Levantamento, Aptidão, Manejo e Conservação do Solo. Foi da Equipe Técnica do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) e atuou como responsável técnico pelos projetos Sistemas Agroflorestais, Legislação Ambiental e Agricultura Familiar (PDA/MMA) e Agroecologia e sociobiodiversidade: em busca da Sustentabilidade (PSA/FunBIO/Kfw). É cooperado da Organização Cooperativa de Agroecologia (OCA), que tem como princípio o trabalho com agroecologia no estado de Minas Gerais promovendo ações para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. A OCA é filiada à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas do Departamento de Solos da UFV, sob a linha de pesquisa; Processos pedogenéticos e relação solo-ambiente.

Matheus Garcia Ferreira

Formado em Engenharia Florestal, tendo estudado e praticado extensão rural e manejo ecológico de sistemas agropecuários dematheus.jpgsde o início da graduação, no ano de 2004. Na área de manejo teve como foco reflorestamento e recuperação de áreas exauridas pela pecuária e agricultura extensivas, manejo integrado de propriedades rurais e manejo de sistemas agroflorestais (SAFs). Na área de extensão tem experiência com dinâmicas de grupo e metodologias participativas no planejamento e nas ações de projetos. Mantém contato e desenvolve trabalhos em parceria com ONGs, instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas que trabalham com a agroecologia nos seus diversos aspectos.

Maysa da Mata Silveira

Graduada pela Universidade Federal de Viçosa (2013) Licenciatura e Bacharel em Geografia. Atualmente trabalha como técnica no projeto ECOArPráticas, Ciências e Movimentos, bolsista do Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia-UFV pelo edital 81/2013 CNPq/MPA/MEC/MAPA/MDA/MCTI. Atua como coordenadora da MaysaRede Agroecológica de Prosumidores/as Raízes da Mata e Diretora Secretária da Organização Cooperativa de Agroecologia. Atuou como assessora territorial no Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário, trabalhando junto ao poder público e organizações da sociedade civil para acesso a políticas públicas no Território da Serra do Brigadeiro. Tem experiência nas áreas de extensão rural agroecológica, desenvolvimento territorial/local, organização social, educação popular, economia solidária, organização de circuitos curtos de comercialização, promovendo atividades de formação e construção do conhecimento envolvendo famílias agricultoras, estudantes, técnicas/os e professoras/es.

Ronilse da Paixão Oliveira

Ronilse

 

Graduada em História pela Universidade Federal de Viçosa, com ênfase em história.

Vívian Oliveira Valente

Vívian

 

Graduada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) no curso de Engenharia Agronômica em 2011.

Anúncios